Anvisa autoriza ensaio clínico de novo tratamento contra o câncer

Variedades

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu autorização à Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto (FUNDHERP), em parceria com o Instituto Butantan, para iniciar um ensaio clínico no Brasil com um medicamento à base de células geneticamente modificadas, conhecidas como CAR-T. Este ensaio clínico representa um avanço no tratamento contra o câncer hematológico, que afeta o sangue.

O ensaio clínico está em sua fase inicial e tem como objetivo avaliar a segurança e eficácia do medicamento no tratamento de pacientes com leucemia linfoide aguda B e linfoma não Hodgkin B, que sofreram recidivas ou resistiram ao tratamento padrão. Essa terapia inovadora utiliza as próprias células de defesa do corpo para atacar linfomas e leucemia.

A autorização da Anvisa visa impulsionar o desenvolvimento de terapias avançadas disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) e é parte de um esforço conjunto entre FUNDHERP e Instituto Butantan. Um dos pacientes que participaram de um estudo anterior com a terapia CAR-T Cell desenvolvida pelas Faculdades de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) teve remissão completa de um linfoma não Hodgkin em apenas um mês, o que representa um avanço significativo.

A Anvisa estabeleceu um plano de acompanhamento que envolve revisões regulares de dados e informações da pesquisa, com o objetivo de registrar o produto rapidamente se os resultados forem positivos, permitindo o acesso das pessoas a uma opção de tratamento segura, eficaz e de alta qualidade disponível no SUS.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *