Vereador de Guarujá bebe antes de discurso: “Tô meio doidão”
O vereador de Guarujá, Fernando Martins dos Santos, do MDB, reconheceu publicamente que estava sob efeito de álcool durante um pronunciamento durante uma sessão solene na Câmara Municipal da cidade. Durante seu discurso, o parlamentar afirmou que havia “tomado umas” e estava “meio doidão”, pedindo desculpas aos participantes da reunião pelo seu comportamento.
Fernando Martins dos Santos também admitiu que havia “queimado a largada” em seu discurso e atribuiu qualquer erro cometido durante a sessão ao teor do álcool que havia consumido.
O vídeo que registra o episódio ocorreu durante uma sessão solene realizada em 14 de setembro, mas ganhou destaque e repercussão nas redes sociais no fim de semana seguinte.
O vereador ainda fez um pedido de desculpas aos presentes na sessão, reconhecendo que sua condição não era adequada para a ocasião. Durante a leitura das biografias dos homenageados, ele demonstrou dificuldades para ler o discurso e reiterou seu pedido de desculpas, atribuindo qualquer erro à influência do álcool.
O vídeo também mostra que o vereador apresentava dificuldades de locomoção ao se deslocar do púlpito até o local onde seriam entregues os diplomas aos homenageados.
Fernando Martins dos Santos, também conhecido como “Peitola”, é um líder comunitário e estava em seu segundo mandato como vereador em Guarujá. Ele foi eleito pela primeira vez em 2016 e reeleito em 2020, sendo o quarto vereador mais votado da cidade, com 3.876 votos. O episódio destacou a importância da conduta dos representantes políticos em eventos públicos e a necessidade de responsabilidade ao ocupar cargos públicos.