Professora é demitida de colégio por ensinar linguagem neutra

O Colégio Salvatoriano Imaculada Conceição, localizado na cidade de Videira, Santa Catarina, demitiu uma professora de português que estava ensinando a linguagem neutra em suas aulas para turmas do 6º e 7º ano do ensino fundamental. A demissão ocorreu após um vídeo de uma explicação da professora sobre o uso de “todes” e a necessidade de considerar pessoas não binárias ter sido filmado por um dos alunos e se tornado viral.

No vídeo, a professora explicou que o uso de “todes” era importante para evitar ofender pessoas não binárias ou homossexuais que não se sentem representadas pela palavra “todos”. Ela sugeriu que os alunos deveriam entender a perspectiva dessas pessoas ao usar a linguagem neutra.

Após a repercussão do vídeo, o colégio, uma instituição de ensino confessional católica, enviou uma mensagem aos pais confirmando a demissão da professora. A escola tomou essa decisão em resposta à polêmica gerada pelo vídeo e em consonância com sua orientação confessional.

O ensino da linguagem neutra, que busca ser inclusivo em relação a diferentes identidades de gênero e orientações sexuais, tem sido tema de debate em várias partes do mundo. Algumas pessoas defendem seu uso como uma maneira de promover a igualdade e a inclusão, enquanto outras discordam e acreditam que ele pode ser desnecessário ou problemático. A questão da linguagem neutra é complexa e muitas vezes gera controvérsias em contextos educacionais e sociais.

Compartilhe nas redes sociais

Bruno Rigacci

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site! ACEPTAR
Aviso de cookies