Lula antecipa volta ao Brasil, mas se reunirá com Biden e Zelensky

Política Nacional

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT), decidiu antecipar sua volta para o Brasil e encerrar sua agenda em Nova Iorque, nos Estados Unidos, nesta quarta-feira (20). Embora a Presidência não tenha oficialmente informado o motivo, auxiliares alegam que isso se deve ao agravamento das dores no quadril do chefe do Executivo.

Um dos pontos altos de sua agenda em Nova Iorque era um encontro bilateral com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. O encontro com o chefe da Casa Branca estava programado para as 14 horas (horário de Brasília, 13 horas em Nova York).

Em seguida, às 14h30, estava prevista a participação de ambos na cerimônia de Lançamento da Iniciativa Global Lula-Biden para o Avanço dos Direitos Trabalhistas na Economia do Século XXI. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também estava presente nessas atividades.

Outro destaque na agenda de Lula em Nova Iorque era o esperado encontro com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, previsto para ocorrer às 17 horas.

Além disso, o presidente brasileiro tinha uma reunião agendada com o Diretor-Geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, às 17h30, e um encontro com o presidente do Paraguai, Santiago Peña.

Inicialmente, havia expectativa de que Lula permanecesse em Nova Iorque até a próxima quinta-feira (21) para conceder uma coletiva de imprensa. No entanto, a agenda divulgada pelo Planalto indicou que o presidente retornaria ao Brasil na quarta-feira (20), às 22 horas (horário de Brasília). Todos os horários mencionados são referentes ao fuso horário de Brasília.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *