Maduro parabeniza Lula e Brasil por aniversário da independência

Mundo

Nesta quinta-feira (7), o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, usou as redes sociais para cumprimentar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o povo brasileiro pelo 201º aniversário da independência do Brasil. O gesto de Maduro ressalta as relações internacionais e a importância das comemorações da independência brasileira.

No Twitter, o líder venezuelano destacou que, 201 anos após a proclamação da independência do Brasil do “império português,” o povo brasileiro “defendeu com bravura sua história de resistência e luta pela liberdade.” Essa mensagem enfatiza os laços históricos entre as nações latino-americanas e celebra a trajetória de luta pela independência e liberdade que o Brasil percorreu ao longo de sua história.

Além disso, o Ministério das Relações Exteriores venezuelano também se juntou às comemorações nas redes sociais, recordando que em 1822, o “príncipe português Pedro I do Brasil foi o encarregado de proclamar o ‘grito de independência’ às margens do rio Ipiranga, em São Paulo.” Essa mensagem ressalta o contexto histórico da independência brasileira e a figura de Dom Pedro I como um protagonista desse evento fundamental na história do país.

Vale destacar que, no mesmo dia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou do desfile do Dia da Independência na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, sob o tema “Democracia, soberania e união.” No entanto, o evento chamou a atenção pelo fato de não ter contado com a adesão significativa do público.

Em seu pronunciamento à nação em rede nacional de rádio e televisão, Lula enfatizou que o Dia da Independência deste ano é um momento de “união” e não de “ódio” ou “medo.” Essas palavras ressaltam a importância da coesão nacional e do respeito às diferenças em um momento político que frequentemente é marcado por polarizações.

O gesto de Nicolás Maduro em cumprimentar o Brasil por seu aniversário de independência demonstra a importância das relações diplomáticas entre as nações da América Latina e ressalta a relevância histórica deste evento para todo o continente.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *