Sugestão de Lula não cabe em uma democracia, diz O Globo

Política Nacional

O jornal O Globo divulgou um editorial condenando a sugestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de que os votos dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) sejam mantidos em segredo. O título do editorial é “Transparência nas decisões do STF é inegociável”, e ele expressa uma firme oposição à proposta de Lula.

O editorial do jornal enfatiza que a sugestão de sigilo feita por Lula é incompatível com o papel dos tribunais em uma democracia. Ele observa que, mesmo nos Estados Unidos, onde as decisões da Suprema Corte são tomadas em reuniões fechadas, os votos dos ministros são públicos. No Brasil, as sessões do STF são abertas, e a leitura dos votos é transmitida pela TV Justiça.

O jornal argumenta que a transparência nas decisões do Supremo é um valor inegociável e que a sociedade tem o direito de saber como cada ministro pensa e vota. Ele ressalta que a sugestão de Lula não merece prosperar e que não é uma solução para os ataques que o tribunal possa sofrer. Além disso, o editorial adverte que a sugestão de Lula vai muito além de tentar preservar a imagem do Supremo ou impor regras para o uso da televisão; ela é incompatível com o papel dos tribunais em uma democracia.

O texto do editorial conclui reiterando a importância da transparência nas decisões do STF e rejeitando a ideia de voto secreto como uma medida adequada ou aceitável.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *