PARTIDOBRASIL Notícia, contexto e análise
AGORA
Política Decisão de Fachin sobre inquérito no STF destaca debate sobre sigilo Mundo Trump cria comissão para investigar Lisa Cook, do Fed Política Pesquisas apontam Flávio Bolsonaro à frente de Lula em simulações de segundo turno Política Declaração de Fernanda Bolsonaro sobre o marido repercute nas redes Política Ministro Flávio Dino relata ameaças de morte recebidas nas redes sociais Política Pesquisa Vox aponta equilíbrio no segundo turno presidencial de 2026 Política Governo anuncia pacote para reduzir impostos e ampliar subsídios de combustíveis Esportes Atacante Raphinha compartilha vídeos sobre pautas sociais e gera repercussão política Política Pedro Rousseff cobra posição do PT sobre o STF e sugere mudanças Política TSE forma maioria para anular votos de Garotinho e pode definir governo do Rio no 1º turno Política Decisão de Fachin sobre inquérito no STF destaca debate sobre sigilo Mundo Trump cria comissão para investigar Lisa Cook, do Fed Política Pesquisas apontam Flávio Bolsonaro à frente de Lula em simulações de segundo turno Política Declaração de Fernanda Bolsonaro sobre o marido repercute nas redes Política Ministro Flávio Dino relata ameaças de morte recebidas nas redes sociais Política Pesquisa Vox aponta equilíbrio no segundo turno presidencial de 2026 Política Governo anuncia pacote para reduzir impostos e ampliar subsídios de combustíveis Esportes Atacante Raphinha compartilha vídeos sobre pautas sociais e gera repercussão política Política Pedro Rousseff cobra posição do PT sobre o STF e sugere mudanças Política TSE forma maioria para anular votos de Garotinho e pode definir governo do Rio no 1º turno
MERCADOS
DÓLAR— EURO— LIBRA— PESO ARGENTINO— Atualizando…
ADS
Política

Ministra do Planejamento critica possível recondução de Augusto Aras ao cargo de PGR

Em meio a intensos debates políticos sobre a recondução do procurador-geral da República, Augusto Aras, ao cargo, a ministra do Planejamento, Simone Tebet, fez uma declaração contundente ao afirmar que tal decisão seria um…
Ministra do Planejamento critica possível recondução de Augusto Aras ao cargo de PGR

Em meio a intensos debates políticos sobre a recondução do procurador-geral da República, Augusto Aras, ao cargo, a ministra do Planejamento, Simone Tebet, fez uma declaração contundente ao afirmar que tal decisão seria um “desastre”. A posição de Tebet vai de encontro ao posicionamento de alguns petistas que defendem a permanência de Aras como PGR. Atualmente, o mandato de Augusto Aras está prestes a se encerrar em setembro, e a responsabilidade de indicar um nome para o posto cabe ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, membro do Partido dos Trabalhadores (PT).

Publicidade

Em uma entrevista à jornalista Miriam Leitão na GloboNews, na quarta-feira (26), Simone Tebet manifestou sua decepção com a defesa de aliados ao PT pela recondução de Aras ao cargo de procurador-geral da República. A ministra expressou claramente suas preocupações e descontentamento com a possibilidade, enfatizando que consideraria um “desastre” caso essa recondução ocorresse.

Tebet revelou que votou a favor da indicação de Aras em um primeiro momento, mas, posteriormente, votou contra sua recondução. Ela justificou sua mudança de posição ao observar que Aras estava conduzindo o Ministério Público, uma instituição de fiscalização e controle da máquina pública, de forma submissa e politicamente alinhada ao presidente em exercício.

Augusto Aras foi indicado ao cargo de procurador-geral da República duas vezes pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. Em sua primeira indicação, em 2019, Aras foi aprovado pelo Senado Federal com 68 votos a favor e 10 contrários. Em sua segunda tentativa, obteve 55 votos favoráveis, 10 contrários e uma abstenção.

Publicidade

Nos últimos tempos, Aras tem enfrentado críticas cada vez mais contundentes de setores que não concordam com sua recondução ao cargo. Apesar disso, ele tem recebido apoio de membros do PT, como o ex-governador da Bahia e atual ministro da Casa Civil, Rui Costa, e o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA).

Na busca por manter-se no cargo, Augusto Aras tem recorrido a uma série de vídeos intitulada “Principais resultados da gestão de Augusto Aras à frente do MPF”, que vem sendo veiculada semanalmente em seu canal no YouTube desde o início de junho.

Publicidade

Agora, resta aguardar o desenrolar dos acontecimentos e as decisões a serem tomadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em relação à importante posição de procurador-geral da República, bem como observar como essa escolha poderá afetar o cenário político e institucional do país nos próximos anos.

Compartilhe nas redes sociais
Publicidade