Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim) apresenta resultados positivos antes de encerramento
Em um anúncio feito pelo Ministério da Educação em dezembro de 2022, foi divulgada uma avaliação do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim), que revelou resultados positivos em relação à transformação de escolas regulares para esse novo modelo.
Uma pesquisa abrangendo cerca de 25 mil pessoas da comunidade escolar constatou que a violência física nas escolas reduziu em impressionantes 82%, enquanto a violência verbal diminuiu em 75% e a violência patrimonial em 82%. Além disso, a mesma pesquisa revelou uma queda de quase 80% na taxa de evasão e abandono escolar. Um dado adicional e encorajador foi que 85% da comunidade escolar respondeu de forma positiva em relação ao ambiente escolar após a implementação do modelo do Pecim.
O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares foi instituído em setembro de 2019 com o objetivo de transformar escolas públicas de ensino regular que apresentavam baixos resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e atendiam estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Ao longo do mandato do ex-presidente Jair Bolsonaro, foram criadas 202 escolas cívico-militares em diferentes regiões do país. Do total, 39 unidades estão localizadas na região Norte, 26 na região Sul, 37 no Nordeste, 46 no Sudeste e 54 no Centro-Oeste. Essas escolas têm o potencial de atender a mais de 120 mil alunos.
No entanto, na quarta-feira (12), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou o encerramento do Pecim e a transferência progressiva dessas escolas para o modelo regular de ensino. O ministro da Educação, Camilo Santana, explicou que um dos motivos para o fim do programa foi a necessidade de mobilizar os recursos investidos em outras prioridades.
O encerramento do Pecim marca uma mudança na política educacional do país, trazendo questionamentos e debates sobre os modelos de ensino mais adequados para promover a qualidade e a igualdade de oportunidades na educação. Enquanto alguns comemoram os resultados positivos obtidos pelo programa, outros argumentam que os recursos investidos poderiam ser direcionados para outras áreas prioritárias.
Ainda assim, a experiência das escolas cívico-militares trouxe importantes aprendizados e reflexões sobre a segurança, disciplina e qualidade de ensino. Agora, resta acompanhar os desdobramentos e as medidas que serão adotadas para garantir a continuidade dos avanços alcançados nesse modelo educacional, bem como a busca por alternativas que possam beneficiar ainda mais os estudantes brasileiros.