Partido Liberal (PL) supera o Partido dos Trabalhadores (PT) em crescimento de filiados, revela TSE
Brasil, 13 de julho de 2023 – Dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) revelaram que os partidos liderados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e pelo atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tiveram um aumento significativo no número de filiados desde as últimas eleições. Segundo as estatísticas, o Partido Liberal (PL) registrou um crescimento ainda maior do que o Partido dos Trabalhadores (PT) nesse período.
O TSE registrou um aumento de 6,9 mil filiados para o PL, enquanto o PT angariou 4,2 mil novos membros. Atualmente, o partido liderado por Bolsonaro conta com um total de 761.246 integrantes, enquanto o partido petista possui 1.606.625 filiados.
A Corte Eleitoral observou que, em junho deste ano, havia um total de 15,7 milhões de pessoas filiadas a partidos políticos. Em comparação com o ano anterior, houve uma variação pequena, já que naquela época eram 16 milhões de filiados.
Atualmente, o partido com o maior número de filiados é o MDB, com 2 milhões de membros, apesar de ter perdido 27,6 mil pessoas desde as últimas eleições. Em seguida, vem o PT, seguido pelo PSDB, com 1,3 milhões de filiados.
O Partido Liberal (PL) ocupa a oitava posição no ranking, ficando atrás do PTB, que conta com 1 milhão de filiados. Uma das estratégias adotadas pelo PL é apostar no trabalho da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro para atrair mais mulheres para a legenda.
O crescimento do número de filiados nos partidos liderados por Bolsonaro e Lula reflete o engajamento político dos brasileiros e a influência desses líderes nas bases de apoio. Essa dinâmica partidária será fundamental para as próximas eleições e para o panorama político do país nos próximos anos.