Praia na Venezuela é contaminada por lixo hospitalar, expondo falhas no sistema de saúde

Variedades

Uma praia na Venezuela se tornou palco de uma terrível cena: uma infinidade de lixo hospitalar, incluindo seringas, agulhas, cateteres e tubos contaminados, espalhados pela areia. Esses resíduos, que deveriam seguir protocolos rígidos de descarte, estão presentes na Praia de Paparo, localizada a aproximadamente 130 quilômetros de Caracas.

De acordo com a agência AFP, a Praia de Paparo é o ponto onde o Rio Tuy desemboca, recebendo as águas poluídas do Guaire, um corpo hídrico que atravessa a capital venezuelana. Os resíduos hospitalares, que são comuns na região, chegam ao mar dentro de garrafas de água mineral, conforme relatado por Héctor Manuel Blanco, que busca pedaços de bambu na praia para vender.

Héctor afirma que dentro desses recipientes há “pequenas mangueiras, agulhas, seringas”, e as crianças acabam quebrando os potes e usando esses itens como brinquedos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as agulhas são consideradas “a categoria mais perigosa de resíduo hospitalar, devido ao risco de ferimentos com alto potencial de infecção”.

A presença desse lixo hospitalar na praia é um reflexo do colapso do sistema de saúde pública da Venezuela, onde os incineradores destinados à eliminação desses resíduos não funcionam. Além disso, a falta de políticas adequadas para a classificação e o manuseio de resíduos agrava ainda mais o problema. Em 2022, foi descoberto lixo hospitalar até mesmo dentro de uma garrafa plástica no paradisíaco Parque Nacional Morrocoy.

O rio Guaire, principal rota para o escoamento de águas residuais de Caracas, está poluído há muitos anos e se tornou alvo de promessas do ex-ditador venezuelano Hugo Chávez, que afirmou em 2005 que o despoluiria. No entanto, a limpeza anunciada pelo antecessor de Nicolás Maduro nunca foi efetivamente realizada.

Essa situação é alarmante não apenas pela contaminação da praia e pelo perigo à saúde das pessoas que frequentam o local, mas também como um reflexo do estado precário do sistema de saúde e do meio ambiente na Venezuela. É fundamental que sejam tomadas medidas urgentes para resolver essa questão, garantindo o descarte adequado do lixo hospitalar e investindo em infraestrutura de saúde e saneamento básico. A proteção do meio ambiente e a segurança da população devem ser prioridades para as autoridades venezuelanas, a fim de evitar danos à saúde pública e preservar a beleza natural do país.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *