Revista francesa critica Lula após episódios envolvendo Maduro e Zelensky: “A magia não funciona mais”

Política Nacional

Na mais recente edição da revista semanal francesa L’Express, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi alvo de críticas após os eventos recentes envolvendo o ditador venezuelano Nicolás Maduro e o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky. O título da análise já deixa claro a posição da publicação, afirmando que a “magia” do petista “não funciona mais”.

No texto, a revista destaca que a diplomacia sempre foi respeitada pela sua profissionalidade e tradição pragmática. No entanto, segundo a publicação, essa “mágica” não está mais funcionando devido às declarações e atitudes de Lula na política internacional. A revista menciona que durante a Cúpula do G7 no Japão, Lula foi o único líder que não se levantou para cumprimentar Zelensky.

Em abril, antes da Cúpula, Lula declarou na China que os Estados Unidos deveriam parar de fornecer armas a Kiev, o que foi destacado pela revista. Além disso, a publicação menciona que Lula recebeu com honras o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, em Brasília. Esses acontecimentos são apresentados como exemplos das atitudes do ex-presidente que desapontaram a revista.

A revista também critica a recepção de Lula ao ditador venezuelano Nicolás Maduro. Lula classificou como “narrativa” as acusações de autoritarismo contra Maduro, enquanto a revista destaca o êxodo de venezuelanos causado pelo regime do político. A publicação reconhece a importância pragmática do petróleo venezuelano para o Brasil, mas rejeita o tratamento dado por Lula a Maduro.

Em suma, a revista conclui que Lula não é mais o mesmo, afirmando que ele não está mais exercendo a mesma influência e habilidade na política internacional que possuía anteriormente. As críticas da revista L’Express destacam as posturas adotadas por Lula em relação a Zelensky e Maduro, ressaltando a perda de prestígio do presidente na cena internacional.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *