Após audiência, Justiça mantém prisão de José Rainha

Variedades

O líder da Frente Nacional de Lutas Campo e Cidade (FNL), José Rainha Junior, preso na tarde do último sábado (4), passou por audiência de custódia neste domingo (5) e foi encaminhado para o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Caiuá, em São Paulo, onde será mantido em prisão preventiva.

Luciano Lima, outra liderança do movimento, também foi preso no sábado e, assim como Rainha, ouvido pelo juizado e encaminhado para o CDP. Ambos foram detidos em operações realizadas pela Polícia Civil.

Segundo nota divulgada pela corporação, as prisões foram resultado de um inquérito que investiga se os acusados estariam aproveitando-se do movimento social para extorquir proprietários rurais.

– O grupo de pessoas teria constrangido, mediante grave ameaça, seis vítimas, com o intuito de obter para si e para outrem indevida vantagem econômica – afirmou a Polícia Civil.

Há duas semanas, a FNL desencadeou o chamado Carnaval Vermelho, invadindo oito fazendas no Pontal do Paranapanema, em São Paulo, e uma no Mato Grosso do Sul. No entanto, a Polícia Civil sinalizou que a prisão de Rainha e Lima, por extorsão, não tem relação com esses atos, que estariam sendo apurados em diferentes investigações.

Outro inquérito incorrente da violência na região do Pontal do Paranapanema investiga os crimes de milícia armada e disparos de armas. Na última sexta-feira (3), durante uma operação, a equipe de polícia apreendeu dois fuzis 556, duas espingardas calibre 12 e uma espingarda calibre 357. No entanto, ninguém foi preso, porque as armas estavam regularizadas.

*AE

Fonte: Pleno News

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *