É falso que Lula e Biden não trataram de assuntos comerciais em reunião nos EUA
Correção:
Estamos corrigindo postagem anterior que segundo a Reuters É falso que Lula e Biden não trataram de assuntos comerciais em reunião nos EUA.
Não é verdade que o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e dos EUA, Joe Biden, não falaram sobre assuntos comerciais durante a reunião bilateral feita em Washington no dia 10 deste mês. Segundo comunicado conjunto divulgado pelos presidentes, a intensificação da cooperação entre os países na área do comércio foi uma das pautas do encontro.
Um perfil do Instagram divulgou uma imagem de ambos os presidentes com a legenda “sem tratar de assuntos comerciais, Lula se encontra rapidamente como Biden em viagem inútil aos EUA”. Até esta quinta-feira, a postagem tinha quase 90 mil curtidas (ibb.co/9bkFct1).
O post também afirma que não havia garantia de que uma nota conjunta seria anunciada pelos mandatários. No entanto, no mesmo dia da reunião, a Embaixada dos EUA no Brasil divulgou a declaração conjunta de Lula e Biden, na qual consta que um dos assuntos tratados foi o comércio bilateral.
“Os líderes também expressaram sua determinação em combater a fome e a pobreza, melhorar a segurança alimentar global, promover o comércio e remover barreiras (e) promover a cooperação econômica. (…) Eles também discutiram seu interesse em intensificar a cooperação bilateral em áreas como comércio e investimento, energia, saúde, ciência, tecnologia e inovação, defesa, educação e cultura”, diz um trecho do comunicado
A pauta comercial também foi citada brevemente durante conversa de ambos antes da reunião oficial, que foi aberta à imprensa, quando Biden afirmou que EUA e Brasil têm uma “forte relação comercial”
Segundo a embaixadora dos EUA no Brasil, Elizabeth Frawley Bagley, Biden e Lula iriam conversar por apenas 15 minutos, mas tiveram duas reuniões de mais de uma hora cada
VEREDICTO
Falso. É falso que o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e dos EUA, Joe Biden, não falaram sobre comércio durante reunião bilateral em Washington no último dia 10. Um comunicado conjunto divulgado pelos presidentes informa que a intensificação da cooperação entre os países na área do comércio foi uma das pautas do encontro.