DIPEBS: Lula refaz diretoria para surdos após polêmica
O governo Lula havia removido a Diretoria de Políticas de Educação Bilíngue de Surdos (DIPEBS) da estrutura do Ministério da Educação, causando grande polêmica entre os setores de inclusão social que apoiaram a eleição do petista.
Após a polêmica, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou um decreto retomando o trabalho desta e de outras diretorias. A decisão foi assinada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (11).
A DIPEBS tem como objetivo fomentar a criação de escolas bilíngues de surdos, além de definir e implementar ações de apoio didático, técnico e financeiro ao ensino bilíngue de surdos, surdo-cegos e deficientes auditivos.
Também faz parte das funções da diretoria promover ações e fomentar estudos ligados à educação bilíngue de surdos.
Criada no governo de Jair Bolsonaro, a diretoria foi uma conquista para a comunidade surda do país, pois pode promover iniciativas interessantes que possam garantir a inclusão deste público.
MICHELLE BOLSONARO COMEMORA
A ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro, compartilhou em seu Instagram a publicação da deputada federal eleita Amália Barros (PL-MT) que celebrava a decisão.
– Vitória da comunidade surda! Depois de muita pressão, hoje saiu o decreto, Lula volta atrás e a DIPEBS continuará. Estarei sempre atenta aos direitos das pessoas com deficiência. Meu trabalho de fiscalização será contínuo – disse a futura parlamentar nas redes sociais.
Fonte: Pleno News