PT não se opõe a orçamento secreto em votação no Congresso
Durante votação na Comissão Mista de Orçamento (CMO), nesta quarta-feira (30), somente dois deputados do PSOL e do PSB foram a favor da extinção das emendas de relator em 2023. O Partido dos Trabalhadores (PT) não se manifestou na votação. As informações são do jornal O Globo.
A proposta pelo fim do orçamento secreto foi feita pela deputada Fernanda Melchionna (PSOL-RS). Só ela e o deputado Elias Vaz (PSB-GO) votaram pelo fim das emendas.
Os deputados do PT, que estavam presentes na sessão, Enio Verri (PR), Rui Falcão (SP), Leonardo Monteiro (MG), Waldenor Pereira (BA), Nilto Tatto (SP) e Paulo Guedes (MG), não se manifestaram no momento da votação.
Verri afirmou que não vê incoerência no posicionamento de seu partido.
— O PT não assumiu o governo ainda. Vamos assumir dia primeiro de janeiro. Nós não temos como, agora, mexer numa coisa que é tão sensível. A emenda de relator enfraquece o Poder Executivo, e é fundamental que (essa verba) estivesse nas mãos do Poder Executivo para pensar as políticas nacionais. Essa crítica o presidente Lula colocou na campanha o tempo todo – falou.
Fonte: Pleno News