Inspeção termina, e TSE começa a lacrar o sistema das urnas

Política Nacional

Teve início nesta segunda-feira (29) o processo de lacração dos sistemas das urnas eletrônicas que serão usadas nas eleições deste ano. Isso significa que o período destinado para inspeção por parte das entidades fiscalizadoras cessou. A nova etapa faz parte de um dos passos finais do estágio de verificação dos programas e terminará com a cerimônia de assinatura digital.

O processo de lacração contará com dez técnicos da Secretaria de Tecnologia da Informação. A equipe ficará responsável por compilar os programas para verificar sua integridade. Neste passo, os códigos-fontes são transformados em linguagem binária, para que as urnas o leiam. De acordo com o TSE, a etapa é fundamental para garantir ao eleitor que o voto será computado de forma segura.

O encerramento acontecerá na próxima sexta-feira (2) às 10h com a assinatura digital do presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Alexandre de Moraes, e outras autoridades. A partir daí, os sistemas lacrados ficarão na sala-cofre da Corte.

A partir de então acontecerá a geração de mídias, quando os dados dos candidatos, como nome, partidos, federações e etc., são postos nas urnas. Por fim, haverá uma nova verificação dos sistemas utilizados na totalização e envio dos dados às vésperas das eleições.

A etapa para que as entidades fiscalizadoras inspecionassem o código-fonte das urnas terminou nesta sexta-feira (26). Participaram do processo a Controladoria-Geral da União (CGU), o Ministério Público Federal (MPF), o Ministério da Defesa, a Polícia Federal, o Senado Federal, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o Partido Verde (PV), o Partido Liberal (PL) e o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).

Fonte: Pleno News

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *