‘O mundo não aguenta mais a pandemia’, apela diretor da OMS
O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, fez um desabafo nesta terça-feira (1º) sobre a duração da pandemia da Covid-19. Para Tedros, “o mundo não aguenta mais” o coronavírus, e encerrar o contágio global depende da escolha das autoridades mundiais.
O chefe da entidade de saúde disse ainda que é preciso alcançar a meta de vacinar 70% da população mundial.
– Todos estamos cansados. O mundo não aguenta mais, e nós precisamos terminar essa pandemia. Temos meios de fazer isso. Eu espero que se lembrem, várias vezes falei que terminar essa pandemia não é uma questão de sorte, mas de escolha. Se terminarmos de vacinar 70% da população mundial, aí poderemos terminar a pandemia – disse Adhanom, na conferência virtual semanal sobre a Covid-19 da OMS.
Adhanom ainda fez um alerta para o avanço indiscriminado da variante Ômicron.
– Quase 90 milhões de casos foram relatados à OMS nas últimas semanas, mais do que em todo o ano de 2020. Começamos agora a ver um aumento muito preocupante de mortes na maioria das regiões do mundo – destacou.
Sem citar os países, o diretor da OMS também criticou o fim das medidas restritivas anunciadas recentemente por nações como o Reino Unido e a França.
– Estamos preocupados que uma narrativa tenha se consolidado em alguns países de que, por causa das vacinas e devido à alta transmissibilidade e menor gravidade da Ômicron, a prevenção da transmissão não é mais possível ou necessária. Nada poderia estar mais longe da verdade – disse.
Fonte: Pleno News