A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou nesta quinta-feira (13) a utilização de dois novos medicamentos no tratamento da Covid-19. Ambos já foram aprovados pela Anvisa.

De acordo com artigo publicado na revista médica BMJ por especialistas da OMS, o baricitinibe “é fortemente recomendado para pacientes com Covid-19 grave ou crítico em combinação com corticosteroides”.

O órgão afirma que encontrou evidências de que o baricitinibe “melhorou a sobrevida e reduziu a necessidade de ventilação, sem aumento observado nos efeitos adversos”. No entanto, o medicamento é contraindicado para pessoas sensíveis ao produto e a seus componentes e para mulheres grávidas.

O outro medicamento recomendado pela OMS é o sotrovimabe, um anticorpo monoclonal que imita a capacidade do sistema imune de combate ao vírus. Neste caso, o remédio não possui contraindicações e é recomendado para pacientes com Covid leve ou moderada com maior risco de internação.

Os estudos que basearam a indicação foram sete ensaios com mais de 4 mil pacientes com diferentes formas da Covid-19 (leve, moderada e grave).

Fonte: Pleno News