CPI discute se Bolsonaro “merece ser condenado a 50 ou 150 anos”

Política Nacional

O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) comentou sobre a iminente conclusão da CPI da Covid no programa Roda Viva, da TV Cultura. De acordo com ele, os senadores chegarão a um meio termo, sobretudo acerca das eventuais imputações ao presidente Jair Bolsonaro, e ironizou.

– Acredito que o senador Renan [Calheiros] e o conjunto de senadores vão buscar o meio-termo e garantindo o fato. A gente está aqui discutindo se o presidente da República merece ser condenado a 50 ou a 150 anos. Convenhamos que não faz diferença. É um criminoso do mesmo jeito – disparou o parlamentar.

Vieira, que é crítico de Bolsonaro e almeja a corrida presidencial em 2022, acredita na culpabilidade do chefe do Executivo nas centenas de milhares de mortes por Covid-19.

– Me parece muito claro: Jair Bolsonaro apostou na imunidade de rebanho natural. Gerou uma aceleração da pandemia e tendo, como consequência, milhares de mortes disse.

Enquanto o relator da CPI da Covid, Renan Calheiros (MDB-AL), acredita que está clara e comprovada a participação de Bolsonaro em pelo menos 11 crimes durante a pandemia, Alessandro Vieira, que é delegado de formação, aponta cinco.

– O colegiado, na sua imensa maioria, não tem formação jurídica e nem experiência em investigação. Então, o que a gente fez ali foi dar um norte. A partir daquilo ali, a gente pode ter uma composição total, de mais tipificações. Por exemplo, o Fabiano [Contarato] vê configuração de genocídio [contra Bolsonaro]. Eu não vejo. E ele argumenta e mostra tecnicamente. A gente está fazendo uma coisa muito séria. Você acusar ou indiciar uma pessoa por um crime é muito sério – explicou.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *