Deputado acusa Bolsonaro de ‘mentir’ na ONU e aciona PGR

Política Nacional

Nesta terça-feira (21), o presidente Jair Bolsonaro abriu a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) com um discurso em que “mostrou verdades” sobre a situação do Brasil ao mundo. Apesar de elogiado por aliados, opositores do presidente criticaram as declarações, como o deputado federal David Miranda (PSOL-RJ), que decidiu acionar a Procuradoria-Geral da República (PGR). A informação foi dada pela colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S.Paulo.

Em sua fala, Bolsonaro rebateu críticas à Amazônia, defendeu o tratamento precoce contra a Covid-19, falou sobre a questão das vacinas, reforçou sua crença em Deus e na família e tratou de outros temas atuais.

Para Miranda, no entanto, Bolsonaro deu declarações “revestidas de falsidades e ilegalidades”. Na sua representação, ele citou o trecho sobre casos de corrupção como uma suposta mentira do presidente.

– A fala do senhor presidente, quando diz que ‘estamos há 2 anos e 8 meses sem qualquer caso concreto de corrupção’, não se coaduna com a verdade dos fatos (…) O desmatamento descontrolado nos biomas brasileiros, em especial na Amazônia, gera queimadas. E, sobre estas, os dados são alarmantes e desencontrados do discurso falacioso do ora representado – destacou.

Deputado Federal David Miranda Foto: Agência Câmara/Michel Jesus

Para o parlamentar, as falas de Bolsonaro causaram uma ofensa a princípios constitucionais. Por isso, ele pediu que sejam tomadas providências administrativas, civis e penais cabíveis contra o presidente.

Fonte: Pleno News

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *