ONG denuncia que na Venezuela há 276 presos políticos

Variedades

Nesta terça-feira (20), a ONG Foro Penal denunciou que na Venezuela há 276 pessoas detidas que são consideradas presos políticos, 23 a menos do que em seu último relatório, publicado há uma semana.

Segundo a organização, que se pronunciou através do Twitter, do total de prisioneiros relatados, há 260 e 16 mulheres, e entre os detentos, há 147 civis, incluindo um adolescente, e 129 militares. Com isso, o número de detenções desse tipo chegou a 15.734 desde 2014.

O secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro, informou através da mesma rede social que ele certifica a relação de prisioneiros na nação caribenha.

Em 21 de maio, o Fórum Penal (que conduz a defesa daqueles considerados presos políticos na Venezuela) pediu para que seja evitado usar os detentos como “moeda de troca”. A solicitação foi feita depois do diálogo com o governo iniciado pelo opositor Juan Guaidó.

O presidente da ONG, Alfredo Romero, defendeu a negociação como uma forma de resolver os problemas pelos quais a Venezuela está passando, mas ressaltou que os presos políticos não podem ser usados como peças em benefício das partes.

– Em uma negociação, além de libertar pessoas, que deveriam ser todas libertadas, deveriam também propor que não houvesse mais pessoas presas – afirmou Romero.

Ele lembrou que, após os últimos processos de diálogo no país, o número de detentos aumentou, apesar do fato de que houve libertações.

*EFE

Fonte: Pleno News

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *