María Corina Machado entrega medalha do Nobel da Paz a Donald Trump: “Reconhecimento à liberdade”
O presidente Donald Trump foi homenageado pela líder da oposição venezuelana, María Corina Machado, laureada com o Prêmio Nobel da Paz em 2025. Durante o encontro, a venezuelana entregou a Trump a medalha referente à honraria.
Segundo María Corina, o gesto simboliza um reconhecimento direto ao compromisso do presidente norte-americano com a “nossa liberdade”.
A reação de Trump
Ao receber a medalha, Donald Trump destacou a trajetória da líder opositora e agradeceu a homenagem:
“Foi uma grande honra conhecer María Corina Machado, da Venezuela, hoje. Ela é uma mulher maravilhosa que passou por tantas dificuldades. María me presenteou com seu Prêmio Nobel da Paz pelo trabalho que realizei. Um gesto maravilhoso de respeito mútuo. Obrigada, María!”, declarou o presidente.
O fim do regime Maduro
A reunião acontece em um momento histórico, quase duas semanas após a operação militar dos Estados Unidos em Caracas, que culminou na prisão do ditador Nicolás Maduro e de sua esposa, Cilia Flores.
O casal, que alega inocência, foi extraditado e responderá a acusações de “narcoterrorismo” em um tribunal federal em Nova York.
“Visão e Coragem”
Nos dias que sucederam a captura de Maduro, María Corina não poupou elogios à atuação da Casa Branca. Para ela, a ação militar foi decisiva não apenas para a Venezuela, mas para a estabilidade do continente.
“Somos profundamente gratos ao Presidente Donald Trump. Chegar até aqui exigiu visão, coragem e decisão. O Presidente dos Estados Unidos fez isso em benefício de seu povo, de seus eleitores, do povo dos Estados Unidos, mas também em benefício dos venezuelanos e de toda a América”, afirmou a Nobel da Paz.





