Ao vivo, colunista de O Globo “janta” a militante Daniela Lima
O advogado Enio Viterbo publicou nas redes sociais uma análise que chamou atenção para divergências públicas entre jornalistas na cobertura envolvendo o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, e seus contatos com o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo.
Segundo Viterbo, a jornalista Malu Gaspar afirmou que Moraes teria se reunido pessoalmente com Galípolo para tratar de temas relacionados ao Banco Master. A informação contrasta com a versão apresentada por Daniela Lima, que saiu em defesa do ministro ao afirmar que o banco teria sido apenas mencionado de passagem em reuniões mais amplas entre Moraes e executivos do sistema financeiro, voltadas à discussão das sanções da Lei Magnitsky — e não por iniciativa direta do magistrado.
No entanto, conforme destacou Enio Viterbo, Malu Gaspar voltou ao ar para esclarecer que não se referia à reunião com banqueiros sobre a Lei Magnitsky, mas sim a outro encontro, distinto, do qual teriam participado apenas Alexandre de Moraes e Gabriel Galípolo.
“Eu não estou falando dessa reunião com os banqueiros para tratar da Magnitsky. Estou falando de outra reunião, apenas entre Moraes e Galípolo”, teria afirmado Malu Gaspar, ao vivo, segundo o advogado.
Outro ponto ressaltado na análise diz respeito aos contatos telefônicos entre Moraes e Galípolo. Enquanto Daniela Lima não teria mencionado ligações diretas entre os dois, diferentes veículos apontaram números variados: Malu Gaspar falou em três ligações; o jornal O Estado de S. Paulo citou seis; e o portal Poder360, cinco.
Para Enio Viterbo, o episódio evidencia inconsistências nas versões apresentadas publicamente e reforça a necessidade de maior transparência sobre encontros e comunicações entre autoridades de alto escalão, sobretudo quando envolvem temas sensíveis e instituições estratégicas do Estado.





