Levantamento aponta que Jorge Messias ainda não tem votos suficientes na CCJ para aprovação ao STF
Um levantamento do site Poder360 indica que o advogado-geral da União, Jorge Messias, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a vaga aberta no Supremo Tribunal Federal (STF), ainda não reúne os votos necessários para ser aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.
Segundo o apurado, Messias tem 11 votos assegurados entre os integrantes da CCJ. Outros 7 senadores declararam voto contrário, enquanto 3 não responderam e 6 preferiram não antecipar a posição. Para ser aprovado na comissão, são necessários 14 votos, ou seja, faltam 3 apoios.
Cenário no plenário é ainda mais difícil
Caso consiga passar pela CCJ, Messias enfrentará um desafio maior no plenário do Senado, onde precisará conquistar ao menos 41 dos 81 votos. De acordo com o levantamento, a base governista soma cerca de 30 apoios, número insuficiente para garantir a aprovação — faltariam 11 votos.
A votação na CCJ e, posteriormente, no plenário ainda não tem data oficial definida, mas deve ocorrer nas próximas semanas, após os ritos regimentais e as tratativas políticas em andamento.





