Ataque dentro de Shopping com tiroteio deixa população aterrorizada
Um ataque a uma joalheria do Shopping Iguatemi Campinas, no Jardim Paineiras, desencadeou uma ampla operação policial na tarde desta quinta-feira (20). A ação criminosa provocou troca de tiros durante a fuga dos assaltantes e mobilizou equipes das polícias Militar, Civil e da Guarda Civil Metropolitana.
Segundo atualização da Polícia Militar, registrada às 19h35, sete suspeitos foram detidos. Três deles foram capturados no município de Pedreira (SP) — entre eles um homem ferido no confronto, que foi socorrido e encaminhado para atendimento médico. Os outros quatro foram localizados em Campinas: dois dentro do shopping, ainda durante a ação, e um terceiro preso pela Guarda Civil Metropolitana.
As primeiras informações indicavam que quatro criminosos participaram diretamente do assalto, rendendo uma funcionária da joalheria. Ela foi liberada sem ferimentos ainda dentro do centro de compras.
Troca de tiros e perseguição
O tiroteio ocorreu durante a fuga do grupo e resultou em um dos suspeitos baleado. Ele recebeu atendimento preliminar dentro do shopping, antes de ser levado por equipes de emergência.
A Polícia Civil informou que todos os relógios de luxo roubados foram recuperados e que os veículos usados pela quadrilha foram apreendidos e encaminhados para perícia. As investigações continuam para identificar outros possíveis envolvidos e esclarecer a dinâmica completa do crime, incluindo rotas de fuga, logística da quadrilha e eventual participação de comparsas externos.
Posicionamento do Iguatemi Campinas
Em nota oficial, o shopping informou:
“O Iguatemi Campinas informa que registrou uma ocorrência na tarde desta quinta-feira, 20/11, em uma de suas operações. O empreendimento acionou imediatamente as autoridades competentes, que encerraram o caso. O shopping esclarece que todos os clientes e colaboradores estão bem e em segurança, e reforça que está contribuindo com as investigações. O shopping segue funcionando até as 20h.”
Funcionamento normalizado
Apesar do clima de tensão e do grande movimento de equipes de segurança, o shopping manteve suas operações até o horário regular, e não houve registro de feridos entre clientes ou funcionários.





