Incêndio atinge pavilhão da COP30 em Belém; evento é evacuado e bombeiros atuam no local

Um incêndio de grandes proporções atingiu, na manhã desta quinta-feira, o pavilhão da Zona Azul da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), realizada em Belém (PA). As chamas provocaram correria, gritos e levaram à evacuação total do centro de conferências onde ocorria o maior evento climático do mundo.

De acordo com relatos de jornalistas presentes, pessoas correram em diferentes direções enquanto uma fumaça densa se espalhava pelo local. Testemunhas disseram ter ouvido gritos de “fire!” (“fogo”) no momento da evacuação.

Bombeiros atuam no combate ao fogo

Equipes do Corpo de Bombeiros foram mobilizadas imediatamente e atuam no combate às chamas. Até o momento, não há registro de feridos, segundo veículos internacionais que acompanham a cobertura da COP30.

A evacuação forçada interrompeu sessões paralelas e reuniões de negociação climática que estavam em andamento. O cronograma do evento deve sofrer atrasos ao longo do dia.

Imagens mostram extensão do incêndio

Vídeos divulgados por correspondentes internacionais mostram labaredas altas e colunas de fumaça negra saindo de um dos pavilhões centrais do complexo. Testemunhas relatam que o fogo se espalhou rapidamente, o que acelerou a retirada de participantes.

COP30 reúne líderes mundiais em Belém

A COP30 acontece entre 10 e 21 de novembro de 2025, reunindo delegações de quase 200 países, além de organizações internacionais, empresas, cientistas e representantes da sociedade civil.

Belém recebeu uma grande estrutura temporária para sediar a conferência, considerada estratégica por ocorrer na Amazônia — região central nos debates sobre desmatamento, justiça climática e transição energética.

Atualizações são aguardadas

Autoridades federais, estaduais e municipais devem se pronunciar nas próximas horas. As causas do incêndio ainda não foram divulgadas, e investigações deverão ser abertas para apurar o ocorrido.

Novas informações serão atualizadas conforme a liberação pelos bombeiros e pela organização da COP30.

Compartilhe nas redes sociais

Bruno Rigacci

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site! ACEPTAR
Aviso de cookies