URGENTE: Justiça decide sobre pedido de liberdade para dono do Banco Master
A desembargadora Solange Salgado da Silva, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), decidiu nesta quarta-feira manter a prisão de Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master, investigado por supostas fraudes envolvendo a operação de venda da instituição para o Banco de Brasília (BRB).
O pedido de liberdade havia sido apresentado pelos advogados do empresário, mas foi negado pela magistrada, que considerou necessário manter a medida cautelar.
Decisão: “Garantia da ordem pública e econômica”
Na decisão, a desembargadora afirmou que o decreto prisional está amparado por elementos concretos dos autos e que a gravidade das suspeitas impede a revogação da detenção.
“O decreto prisional encontra-se devidamente fundamentado em dados concretos extraídos dos autos, notadamente, na necessidade da decretação da medida para garantia da ordem pública e da ordem econômica, considerando que o paciente é apontado como um dos líderes da suposta organização criminosa voltada à prática de múltiplos crimes contra o sistema financeiro nacional”, escreveu.
Vorcaro é investigado em inquéritos que apuram a existência de uma possível estrutura criminosa formada para fraudar operações financeiras relacionadas à transferência de controle do Banco Master ao BRB.
Defesa aguarda decisão em outro habeas corpus
Apesar da negativa, a defesa do banqueiro ainda aguarda o julgamento de outro habeas corpus apresentado ao TRF-1, que segue pendente de análise.
Caso o novo pedido seja rejeitado, Vorcaro deverá continuar preso enquanto avançam as investigações sobre as transações financeiras consideradas suspeitas pelo Ministério Público Federal e pela Polícia Federal.





