Operação contra o CV tem nova fase e ganha inesperado componente político com prisão de parlamentar
Uma nova etapa da Operação Contenção foi deflagrada nesta sexta-feira (14) e ganhou um desdobramento político inesperado em São João de Meriti, na Baixada Fluminense. O vereador Marcos Aquino (Republicanos) foi detido após policiais civis e militares encontrarem com ele uma pistola registrada em nome de terceiros.
A ação tinha como alvo principal o irmão do parlamentar, investigado por supostas ligações com o Comando Vermelho (CV) na Baixada. O suspeito não foi localizado e é alvo de mandados de prisão temporária e busca e apreensão.
Detenção ocorreu durante cumprimento de mandados
Segundo investigadores, Marcos Aquino compareceu espontaneamente ao local onde as equipes cumpriam mandados judiciais. Durante a abordagem, os agentes verificaram que a arma encontrada em seu poder não estava registrada em seu nome, o que motivou sua condução à delegacia.
A Delegacia de Repressão a Entorpecentes da Capital (DRE-CAP) ficará responsável por analisar o caso referente ao vereador. A possível irregularidade da arma configura o ilícito que levou à detenção.
Operação é resultado de 11 meses de investigação
A fase da operação deflagrada hoje é fruto de 11 meses de investigação, conduzidos pela DRE-CAP, com apoio da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e do Bope. Ao todo, sete pessoas foram detidas, incluindo um homem apontado como responsável por geradores que abasteciam pontos estratégicos controlados pelo CV.
Durante as diligências, os agentes apreenderam uma segunda arma de fogo, entorpecentes, documentos e aparelhos celulares, que agora passarão por análise. Os materiais podem revelar detalhes da estrutura logística da facção na região.
Barricadas removidas
As equipes também removeram barricadas instaladas pelo tráfico em diversos pontos da comunidade e fizeram o mapeamento de bens suspeitos, que poderão ser alvo de bloqueio judicial em etapas posteriores da investigação.
Objetivo da operação
A Operação Contenção tem como objetivo impedir a expansão territorial do Comando Vermelho na Baixada Fluminense e desarticular a infraestrutura que sustenta as atividades do grupo criminoso na região.





