Rodrigo Bocardi diz que demissão foi “injusta” e processa a Globo

O jornalista Rodrigo Bocardi quebrou o silêncio sobre sua demissão da TV Globo, em entrevista veiculada neste domingo (19) pela rádio Alpha FM. Durante a conversa, o ex-apresentador classificou o episódio como uma “grande injustiça”, e afirmou que está movendo uma ação judicial contra a emissora, de onde foi desligado em janeiro deste ano após 25 anos de carreira.

Bocardi refutou as acusações que motivaram seu afastamento, afirmando que jamais violou as normas éticas da empresa, como alegado pela Globo à época da dispensa.

“Pegue as 2 mil, 3 mil edições que apresentei do jornal e veja um dia que eu deixei de falar de alguém que deveria ter falado”, disse Bocardi, em tom desafiador.

“Na boa, o único cara crítico num jornal ao vivo, que criticava todo mundo, como é que iria oferecer um negócio sendo que não era só eu, não era só eu que tinha um comando sobre isso, não tinha. São várias pessoas, é uma equipe, o jornal é ao vivo, dinâmico.”

Demissão e acusações de media training pago

A demissão de Bocardi foi anunciada no dia 30 de janeiro de 2025, com base em um suposto descumprimento de normas éticas do jornalismo da Globo. Embora a emissora não tenha detalhado publicamente o motivo, reportagens da Folha de S.Paulo revelaram que o jornalista teria prestado consultoria e media training para empresas e políticos — cobrando R$ 55 mil por hora — prática considerada incompatível com sua função como apresentador de telejornais.

Na época, a Globo divulgou nota curta:

“Rodrigo Bocardi, que apresentava o telejornal paulista, foi desligado por descumprir normas éticas do Jornalismo da Globo. Como é de conhecimento de todos, a empresa não comenta decisões de compliance.”

“A minha fala agora é jurídica”

Durante a entrevista na Alpha FM, Bocardi evitou entrar em detalhes sobre o processo que move contra a emissora, mas deixou claro que optou por tratar o caso no campo legal.

“Não quero mais falar sobre isso. A minha fala sobre isso é silenciosa e jurídica. Porque o que foi feito comigo foi uma grande de uma injustiça. Não existe nada que justifique aquilo.”

Despedida emocionada nas redes sociais

Após sua demissão, Bocardi fez um vídeo improvisado no Instagram, agradecendo à emissora e afirmando que sai com a consciência tranquila:

“Quero agradecer à TV Globo, 25 anos, um quarto de século. Quanto aprendizado, quanta oportunidade. A gente fez muita coisa, a gente chorou, a gente sorriu, a gente se divertiu. Eu quero dizer que nesse período eu atuei da mesma forma, com os mesmos princípios.”

Próximos passos

Ainda sem vínculo oficial com nenhuma nova emissora, Bocardi tem mantido perfil discreto desde sua saída da Globo. A entrevista à Alpha FM marca seu retorno ao debate público e indica que o embate jurídico com a antiga casa pode ganhar novos capítulos.

Enquanto isso, o caso reacende o debate sobre os limites entre a atuação jornalística e a prestação de serviços de imagem e comunicação a terceiros — especialmente quando o profissional ocupa posição de destaque em veículos de grande alcance.

Compartilhe nas redes sociais

Bruno Rigacci

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site! ACEPTAR
Aviso de cookies