Globo se pronuncia após críticas por ironizar concorrentes

O Upfront Globo 2026, evento anual da emissora voltado ao mercado publicitário, repercutiu nas redes sociais e na indústria do entretenimento após comentários considerados provocativos a concorrentes como a Band e a HBO Max. A Globo, em nota oficial, afirmou que as comparações feitas não têm como objetivo desmerecer outros players, mas gerar “transparência” em um mercado competitivo.

O evento, realizado no Parque Ibirapuera, em São Paulo, apresentou números de audiência e os principais lançamentos da programação de 2026. No entanto, o que chamou mais atenção foi o tom das falas de alguns convidados, especialmente as que envolviam o reality Masterchef, da Band, e a novela Beleza Fatal, da HBO Max.

Críticas à HBO Max e resposta com ironia

Durante a apresentação, o humorista Eduardo Sterblitch, que conduziu parte do evento, comparou os números da reprise de Vale Tudo, exibida pelo canal Viva e Globoplay, com os de Beleza Fatal, novela original da HBO Max e sucesso de público em 2025.

“A média de Vale Tudo é de mais de 29 milhões de espectadores por dia, sem contar quem vê pelo Globoplay. O recorde daquela beleza de novela da Bebel da 25 de Março é de menos de 2 milhões. É triste”, afirmou Sterblitch.

A referência à “Bebel da 25 de Março” faz alusão à personagem Lola, interpretada por Camila Pitanga em Beleza Fatal, e comparada à icônica Bebel, de Paraíso Tropical (2007).

A resposta da HBO Max veio de forma bem-humorada pelas redes sociais, onde publicou uma imagem da personagem Lola acompanhada da legenda:

“Por que você tá tão obcecada por mim? Tá difícil superar o novelão do ano, né, lolovers? Bateu uma saudade aqui da minha Lola.”

Masterchef também foi alvo

Outra fala que gerou repercussão veio da chef Renata Vanzetto, mentora do programa Chef de Alto Nível, da Globo. Ao falar sobre os resultados de audiência, Vanzetto comparou diretamente sua atração com o consagrado Masterchef, da Band:

“Um único episódio de Chef de Alto Nível deu mais audiência do que todas as temporadas de Masterchef juntas.”

A declaração foi vista como desnecessária por internautas e profissionais do meio, que destacaram a importância histórica do Masterchef na renovação dos realities culinários na televisão aberta brasileira.

Reações nas redes sociais

A postura da Globo foi criticada por parte do público nas redes sociais, que interpretou as falas como desprezo ao sucesso dos concorrentes. Uma usuária comentou:

Beleza Fatal é basicamente tudo que a Globo tentou fazer nas suas novelas nos últimos anos e não conseguiu. Personagens cativantes, uma mocinha boa, uma excelente vilã carismática e ótimos atores no elenco.”

Globo se pronuncia

Diante da repercussão, a Globo divulgou um comunicado oficial em que tenta amenizar o impacto das falas. Segundo a emissora, as comparações servem ao propósito do evento, voltado ao mercado publicitário, e são comuns em um ambiente de negócios.

“Fazer comparações entre conteúdos, emissoras e plataformas não significa, em hipótese alguma, o desmerecimento do trabalho de outros players e profissionais”, afirmou a Globo.

“Pelo contrário: em um mercado saudável, há consideração pelo trabalho realizado pela concorrência, que valoriza a excelência coletiva e impulsiona toda a indústria”, completou a nota.

Ainda segundo a emissora, a Globo se orgulha de ser uma vitrine transparente em relação aos seus dados de audiência e afirma que isso demonstra a relevância de seu conteúdo.

Compartilhe nas redes sociais

Bruno Rigacci

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site! ACEPTAR
Aviso de cookies