Caso reeleito, Lula poderá indicar até 6 ministros em 8 anos

Caso seja reeleito em 2026, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) poderá indicar até seis ministros ao Supremo Tribunal Federal (STF) durante seus dois mandatos. A possibilidade ganhou força com o anúncio, nesta quinta-feira (9), da aposentadoria antecipada do ministro Luís Roberto Barroso, atual presidente da Corte.

Barroso, que poderia permanecer no cargo até 2033, decidiu deixar o Supremo após mais de 12 anos de atuação.

“Foram tempos de imensa dedicação à causa da justiça e da democracia. A vida me proporcionou a bênção de servir ao país”, declarou o ministro ao anunciar sua saída.

Terceira indicação em menos de dois anos

Com a decisão de Barroso, Lula fará sua terceira indicação ao STF desde que iniciou seu terceiro mandato, em janeiro de 2023.
Ele já nomeou Cristiano Zanin, em 2023, para a vaga de Ricardo Lewandowski, e Flávio Dino, em 2024, para o lugar de Rosa Weber.

Agora, o presidente precisará escolher o novo nome para a vaga aberta por Barroso — o que reacende discussões dentro e fora do governo sobre o perfil ideal para o próximo ministro da Suprema Corte.

Cotados para o STF

Entre os nomes mais cotados para a nova indicação estão:

  • Jorge Messias, advogado-geral da União;

  • Bruno Dantas, ministro do Tribunal de Contas da União (TCU);

  • Vinícius Carvalho, ministro da Controladoria-Geral da União (CGU);

  • Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado.

Há também pressão interna no PT para que uma mulher seja indicada ao STF. Entre os nomes lembrados por aliados está o da deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR), atual presidente nacional do partido.

Mais três vagas até 2030

Se reeleito em 2026, Lula poderá indicar mais três ministros até o fim do segundo mandato:

  • Luiz Fux, que deve se aposentar em 2028;

  • Cármen Lúcia, em 2029;

  • Gilmar Mendes, em 2030.

Com isso, o presidente poderá moldar significativamente a composição do Supremo, influenciando decisões de grande impacto jurídico e político no país pelos próximos anos.

Compartilhe nas redes sociais

Bruno Rigacci

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site! ACEPTAR
Aviso de cookies