Advogado de Trump defende Eduardo e ataca Moraes: “Descarado”

O advogado do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, Martin de Luca, fez duras críticas ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, em publicação feita nesta segunda-feira (29/9) em sua conta na rede social X (antigo Twitter). Na postagem, o jurista defendeu o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e acusou Moraes de se esquivar de uma citação judicial nos Estados Unidos.

“Alexandre de Moraes está reclamando que Eduardo está se esquivando do processo criminal que Moraes abriu contra ele por discurso em solo americano. Incrivelmente descarado, vindo de um homem que vem se esquivando do serviço no caso Rumble contra ele na Flórida há 7 meses”, escreveu De Luca.

O advogado, que representa Trump em diversas frentes jurídicas, afirmou ainda que Moraes estaria pressionando o Superior Tribunal de Justiça (STJ) para impedir o andamento de um pedido de citação formal feito pela Justiça dos EUA:

“Até hoje, Moraes continua se esquivando da citação. A mais recente é que ele está pressionando o STJ – o tribunal brasileiro que deveria autorizar a citação de Moraes – para não processar o pedido de citação dos EUA.”

A declaração ocorre no mesmo dia em que o ministro Alexandre de Moraes determinou que Eduardo Bolsonaro fosse oficialmente notificado da denúncia apresentada contra ele pela Procuradoria-Geral da República (PGR). O filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está atualmente nos Estados Unidos, onde tem participado de eventos com representantes da direita americana e defendido sanções a autoridades brasileiras.

Moraes é alvo de processo nos EUA

Desde o início do ano, Moraes se tornou alvo de um processo no Tribunal Federal da Flórida, movido pela Trump Media & Technology Group – empresa de mídia ligada ao ex-presidente americano – e pela plataforma de vídeos Rumble.

As empresas alegam que decisões do ministro brasileiro, especialmente no que se refere à retirada de conteúdos do ar no Brasil, ferem princípios constitucionais dos Estados Unidos, como a liberdade de expressão. O caso ganhou repercussão internacional e chegou a resultar no bloqueio temporário das redes sociais de Moraes, sob alegação de não apresentação de um representante legal nos EUA.

Contexto da denúncia contra Eduardo Bolsonaro

A denúncia da PGR contra Eduardo Bolsonaro está relacionada a declarações feitas pelo deputado nos Estados Unidos, onde ele teria atacado o sistema judiciário brasileiro e incentivado medidas internacionais contra integrantes do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Moraes, relator do inquérito, determinou que o parlamentar seja notificado oficialmente, mesmo residindo fora do país.

Compartilhe nas redes sociais

Bruno Rigacci

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site! ACEPTAR
Aviso de cookies