Novo ato pró-Bolsonaro vem aí e terá uma grande surpresa
O pastor Silas Malafaia, um dos principais articuladores dos atos em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro, anunciou nesta segunda-feira (22) uma nova manifestação marcada para o dia 3 de agosto, na Avenida Paulista, em São Paulo. Segundo Malafaia, ao contrário das mobilizações anteriores, essa terá uma característica inédita: foi a pressão popular que impulsionou sua convocação.
“Das outras vezes, nós tomamos a iniciativa de convocar as manifestações e de pedir às pessoas que comparecessem aos atos. Desta vez, não. Pela primeira vez, inverteu. A pressão popular foi feita sobre nós, com uma enxurrada de pedidos nas redes”, afirmou o pastor em vídeo divulgado nas redes sociais.
Malafaia destacou que, embora o foco seja a capital paulista, não haverá orientação para que outros protestos sejam evitados em diferentes cidades do país. “Desta vez, não vamos pedir a ninguém para não fazer outros atos pelo Brasil, mas vamos focar São Paulo”, reforçou.
A convocação ganhou força após a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou o uso de tornozeleira eletrônica por Bolsonaro no âmbito das investigações da Polícia Federal. A medida foi confirmada por unanimidade pela Primeira Turma da Corte e gerou forte reação nas redes sociais de apoiadores.
Lideranças conservadoras como os deputados Nikolas Ferreira (PL-MG), Gustavo Gayer (PL-GO), Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), Filipe Barros (PL-PR) e o ativista Tomé Abduch relataram uma onda de mensagens exigindo uma nova manifestação em defesa de Bolsonaro e contra decisões do Judiciário.
O tema do protesto será “Reaja, Brasil”, título escolhido por Gustavo Gayer, que também tem feito apelos públicos contra o que considera “perseguição política” ao ex-presidente.
A nova mobilização surge em meio ao acirramento de tensões entre o bolsonarismo e o STF, em especial após avanços nas investigações sobre a tentativa de golpe de Estado em 2022 e outras ações ligadas ao entorno do ex-presidente.
A expectativa dos organizadores é reunir milhares de pessoas na Avenida Paulista, considerada palco simbólico dos grandes atos do bolsonarismo nos últimos anos.