Lula conta descarada “lorota” na Bahia e é desmascarado por ACM Neto

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou na manhã desta quarta-feira (2) que a tão aguardada ponte que ligará Salvador à Ilha de Itaparica, na Bahia, sairá do papel. Segundo o petista, os estudos de fundação estão concluídos e a construção será iniciada em breve, com um investimento estimado de R$ 11 bilhões.

“A ponte será construída. O estudo da fundação está 100% pronto e vai começar. Um investimento de R$ 11 bilhões e vai ser uma revolução para o desenvolvimento da Bahia”, declarou Lula durante compromisso na capital baiana.

A obra, considerada uma das mais ambiciosas do estado, é defendida há anos como solução para a melhoria da mobilidade regional e impulso ao turismo e à economia local. No entanto, a promessa se arrasta por mais de uma década — o que reacendeu críticas, inclusive da oposição baiana.

ACM Neto ironiza fala de Lula e cobra resultados concretos

Poucas horas após o anúncio de Lula, o ex-prefeito de Salvador e vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, reagiu com sarcasmo à fala presidencial. Em um vídeo divulgado nas redes sociais, o líder oposicionista questionou a veracidade do anúncio e lembrou que a obra foi prometida desde 2009 por governos petistas na Bahia.

“Eu tenho que confessar a vocês: eu assisti esse vídeo várias vezes para ter certeza que era um vídeo real. A gente sabe que hoje em dia tem esse negócio de inteligência artificial que cria muita coisa, mas não. Essa entrevista foi dada pelo presidente da República hoje pela manhã aqui na cidade do Salvador”, ironizou.

E prosseguiu, criticando o atraso no início das obras:

“O presidente disse que finalmente a ponte saiu. Mas presidente, saiu aonde? Saiu para quem? Porque o PT da Bahia prometeu a ponte em 2009, disse que iria inaugurá-la em 2013. De lá para cá, já se passaram 16 anos e ainda não há uma estaca sequer batida da ponte Salvador-Itaparica”.

Histórico de promessas e entraves

A ponte Salvador-Itaparica é uma proposta antiga, apresentada oficialmente em 2009 pelo então governador Jaques Wagner (PT). O projeto foi relançado diversas vezes por governos estaduais seguintes, mas nunca saiu da fase preparatória. O último avanço relevante ocorreu em 2020, quando um consórcio chinês venceu a licitação para executar a obra, mas a pandemia, entraves ambientais e impasses financeiros frearam o cronograma.

A ponte terá cerca de 12,4 km de extensão, sendo a maior da América Latina, e promete encurtar em mais de 100 km a ligação entre Salvador e o Recôncavo Baiano.

Obra estratégica e politicamente sensível

A retomada do projeto em ano pré-eleitoral reacende debates sobre uso político de grandes obras públicas. Para o governo Lula, a ponte é uma bandeira importante no Nordeste. Já para a oposição, representa um símbolo do atraso e das promessas não cumpridas pelo PT na Bahia.

Apesar da declaração otimista de Lula, ainda não há um cronograma oficial de início das obras divulgado publicamente, nem detalhes sobre a liberação dos recursos federais.

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Bruno Rigacci

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