Bolsonaro convoca o povo para assisti-lo frente a frente com Moraes
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) convocou nesta sexta-feira (6) seus apoiadores a acompanharem o depoimento que prestará ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), previsto para a próxima semana. A fala foi feita durante a abertura do Encontro Nacional de Mandatárias do PL Mulher, realizado em Brasília.
“Vale a pena assistir. Conto com a audiência de vocês. Não vou lá para lacrar ou desafiar quem quer que seja”, declarou Bolsonaro, que será um dos interrogados no inquérito que investiga uma suposta tentativa de golpe de Estado após as eleições presidenciais de 2022, que resultaram na vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O ex-presidente deixou o evento logo após seu discurso e seguiu para o Aeroporto de Brasília, de onde embarcou para São Paulo. Na capital paulista, Bolsonaro deve se reunir com sua equipe jurídica até o próximo sábado (14) para alinhar a estratégia de defesa.
“Parto agora para São Paulo. Um chamamento imprevisto, encontrar os advogados, até sábado. Para que possamos melhor nos prepararmos para enfrentar desafios. Ninguém nos acuará. É hora da verdade”, afirmou o ex-presidente ao encerrar sua participação no evento.
A oitiva de Bolsonaro é aguardada com expectativa no meio político e jurídico, em meio ao avanço das investigações sobre a articulação de atos antidemocráticos e possíveis tentativas de subverter o resultado das eleições de 2022. O STF conduz uma série de inquéritos que apuram a atuação de aliados e ex-integrantes do governo Bolsonaro nesse contexto.
A declaração de Bolsonaro marca mais um capítulo na tensão entre o ex-presidente e o Supremo Tribunal Federal, especialmente com o ministro Alexandre de Moraes, relator de investigações que envolvem o ex-mandatário e membros de seu entorno político e militar.