Antigo vídeo de Agostinho Carrara surge e desmascara a hipocrisia de Pedro Cardoso contra Léo Lins (veja o vídeo)
A recente condenação do humorista Léo Lins a mais de oito anos de prisão por piadas consideradas discriminatórias continua repercutindo, desta vez com a manifestação do ator Pedro Cardoso. Conhecido por interpretar o icônico Agostinho Carrara na série A Grande Família (2001–2014), Cardoso declarou apoio à sentença e criticou parte do stand-up brasileiro.
Em publicação nas redes sociais, o ator afirmou que “grande parte do humor de stand-up tem servido como fachada para a propagação de ideias autoritárias e preconceituosas”. Segundo ele, há uma “banalização do discurso de ódio travestido de piada”, e o limite do humor estaria no respeito aos direitos humanos.
Entretanto, a fala de Cardoso gerou controvérsia. Internautas rapidamente resgataram vídeos antigos de A Grande Família com piadas que hoje também poderiam ser consideradas ofensivas, inclusive de seu personagem Agostinho. Um trecho específico voltou a circular na internet, gerando reações irônicas.
O perfil humorístico Joaquim Teixeira, conhecido por suas publicações satíricas, ironizou a situação:
“Quantos anos de prisão essa piada merece?” — escreveu, ao lado de um vídeo com um dos bordões politicamente incorretos de Agostinho.
A comparação reacendeu o debate sobre os limites do humor, liberdade de expressão e retroatividade de julgamentos morais. Parte do público apontou incoerência na postura de Cardoso, destacando que a mesma lógica usada para condenar Léo Lins poderia ser aplicada a personagens e obras consagradas no passado.
Até o momento, Pedro Cardoso não respondeu às críticas. Já Léo Lins segue recorrendo da condenação, com o caso ganhando novos contornos inclusive no exterior.
Assista:
https://x.com/JoaquinTeixeira/status/1930973441332531344
https://x.com/JoaquinTeixeira/status/1930974720167391711