Gleisi ataca Bolsonaro por fala sobre Lula e Janja na China
Nesta quarta-feira (14), a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT), reagiu duramente às críticas feitas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre a atuação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e da primeira-dama Janja da Silva durante visita à China.
Em entrevista recente, Bolsonaro disse sentir “vergonha” do episódio em que Janja manifestou preocupações com o impacto do TikTok no Brasil, o que teria causado constrangimento durante jantar com o presidente chinês, Xi Jinping, e sua esposa, Peng Liyuan. O comentário de Janja, apontando que o algoritmo da plataforma favoreceria a extrema direita, gerou desconforto diplomático, mas também dividiu opiniões no Brasil.
“Vergonha foi o governo dele”, rebate Gleisi
Para Gleisi, a acusação de Bolsonaro é “absurda” e distorce os fatos. Segundo ela, é o ex-presidente quem “envergonhou o Brasil” no cenário internacional durante sua gestão.
“Absurdo Bolsonaro dizer ter vergonha do comportamento de Janja e Lula na China. Quem envergonhou e continua envergonhando o Brasil diante do mundo é o réu Jair Bolsonaro”, declarou a ministra.
A petista listou uma série de episódios que, segundo ela, mancharam a imagem do país sob a liderança de Bolsonaro, incluindo o desmatamento recorde na Amazônia, a condução da pandemia da Covid-19 e o retorno do Brasil ao Mapa da Fome.
“Foi um negacionista criminoso, colocou o Brasil entre os países com maior número de mortos na pandemia. Ofendeu líderes estrangeiros, criou crises com parceiros comerciais importantes, a começar pela China, nosso maior parceiro”, completou.
Críticas a fake news e referência à Justiça
Gleisi também criticou a disseminação de informações falsas por parte do ex-presidente. Ela se referiu especificamente à notícia desmentida sobre a suposta bagagem da primeira-dama Janja durante a viagem à China, que circulou em redes bolsonaristas.
“Vergonha é espalhar fake news, como o réu fez agora com a notícia sabidamente mentirosa sobre a bagagem da Janja”, declarou.
Ao final, a ministra afirmou que o Supremo Tribunal Federal (STF) ainda julgará os “crimes cometidos” por Bolsonaro e seus aliados.
“Vexame é defender intervenção estrangeira na política e no Judiciário do Brasil. Mas diante do STF, que vai julgar seus crimes, não adianta mentir. A justiça será feita”, concluiu.
Contexto e repercussão
As declarações de Gleisi ocorrem em meio ao aumento das tensões políticas no país, especialmente após o vazamento da fala de Janja na China e os comentários de Bolsonaro sobre a inelegibilidade e um possível retorno político via sua esposa, Michelle.
A fala da primeira-dama sobre o TikTok se tornou tema de debate dentro da própria comitiva presidencial, expondo divisões internas no governo e levantando suspeitas de vazamento por parte de integrantes do alto escalão, incluindo o ministro Rui Costa (Casa Civil).
No campo político, a resposta de Gleisi reforça o tom de embate entre o PT e o bolsonarismo, antecipando o clima que deve marcar os próximos meses de pré-campanha para as eleições de 2026.