Lula reclama de vazamento de conversa com presidente chinês e Janja sobre TikTok
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva demonstrou nesta segunda-feira (13) forte irritação com o vazamento da conversa privada que teve com o presidente da China, Xi Jinping, durante um jantar recente. O encontro, segundo Lula, envolveu uma discussão sobre a necessidade de regulamentação das redes sociais — com destaque para o TikTok — e contou com a participação ativa da primeira-dama, Janja da Silva.
“A pergunta foi minha. Eu não me senti nenhum pouco incomodado. O fato da minha mulher pedir a palavra é porque minha mulher não é cidadã de segunda classe. Ela entende mais de direito digital do que eu e resolveu falar”, disse o presidente, rebatendo críticas à atuação de Janja na ocasião.
De acordo com relatos publicados pelo g1, Janja teria causado desconforto ao afirmar diante do líder chinês que o algoritmo do TikTok favorece a direita no Brasil e que os efeitos da plataforma são “nocivos”, especialmente para mulheres e crianças.
Lula, no entanto, minimizou o episódio e reforçou que a fala de Janja foi contextualizada e pertinente. “Foi só isso”, resumiu o presidente.
Vazamento revolta o presidente
Lula também se mostrou incomodado com o vazamento do conteúdo do jantar, que envolvia apenas ministros do governo e os parlamentares Davi Alcolumbre (presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado) e Elmar Nascimento (2º vice-presidente da Câmara).
“A primeira coisa que eu acho estranho é como essa pergunta chegou à imprensa, porque só estavam meus ministros lá, o Alcolumbre e o Elmar. Então, alguém teve a pachorra de ligar para alguém e contar uma conversa que teve num jantar, que era uma coisa muito confidencial e muito pessoal”, criticou Lula.
Xi Jinping sinalizou apoio à regulamentação
Ainda segundo o presidente brasileiro, o líder chinês demonstrou compreensão e respeito à soberania do Brasil no debate sobre o funcionamento das plataformas digitais.
“O presidente Xi Jinping respondeu que o Brasil tem direito de fazer a regulamentação”, contou Lula.
O tema da regulação das redes sociais tem sido uma das prioridades do governo Lula, especialmente após episódios de disseminação de discursos de ódio e fake news. A participação de Janja nesse debate tem sido constante e, segundo Lula, reflete o compromisso dela com o tema da segurança digital.
“Não é possível a gente continuar com as redes digitais cometendo os absurdos que cometem, e a gente não ter capacidade de fazer uma regulamentação”, finalizou o presidente, em tom de cobrança ao Congresso Nacional.