Tarcísio e Michelle superam Lula em SP para 2026, aponta pesquisa

Um novo levantamento da Paraná Pesquisas divulgado nesta quarta-feira, 7, revela que os eleitores do Estado de São Paulo demonstram preferência por nomes ligados à direita para a sucessão presidencial de 2026, deixando o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) atrás em cenários com candidaturas de Michelle Bolsonaro (PL) ou do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Segundo o instituto, quando a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro é apresentada como principal representante da direita, ela lidera com 35,8% das intenções de voto, contra 29,2% de Lula. Em terceiro aparece Ciro Gomes (PDT), com 10,8%, seguido por Ronaldo Caiado (União Brasil), com 5,8%, e Eduardo Leite (PSDB), com 3,9%. O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), registra apenas 0,5%.

Em outro cenário estimulado, com a ausência de Michelle e presença de Tarcísio, o governador paulista lidera com 38,6%, contra 29,1% do atual presidente. As demais posições mantêm variações numéricas discretas.

O levantamento reforça o protagonismo de Tarcísio como potencial herdeiro político de Jair Bolsonaro, que segue inelegível até 2030 por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em cenário hipotético com o ex-presidente, Bolsonaro venceria com 42,6%, ante 29,1% de Lula.

No entanto, a única configuração em que Lula aparece na dianteira entre os eleitores paulistas ocorre quando nem Michelle nem Tarcísio são incluídos. Nesse caso, o petista soma 29,6%, seguido pelo governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), com 17,8%.

Além do cenário presidencial, a Paraná Pesquisas também avaliou a disputa pelo governo paulista. Tarcísio de Freitas seria reeleito com folga se a eleição fosse hoje. Apesar do favoritismo, o governador tem reiterado que seu foco está na reeleição em São Paulo em 2026, ainda que seu nome esteja em ascensão nacional dentro da direita.

A pesquisa ouviu 1.700 eleitores em 85 municípios de São Paulo entre os dias 1º e 4 de maio. A margem de erro é de 2,4 pontos percentuais, com índice de confiança de 95%.

Compartilhe nas redes sociais

Bruno Rigacci

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site! ACEPTAR
Aviso de cookies