Lula e Janja vão a Roma para velório do papa Francisco

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, irão a Roma para participar do funeral do Papa Francisco, que morreu nesta segunda-feira (21), aos 88 anos. A viagem do casal presidencial ainda não tem data confirmada, pois depende da definição do protocolo oficial do Vaticano para os ritos fúnebres.

A previsão é de que o funeral ocorra entre sexta-feira (26) e domingo (28), seguindo as diretrizes estabelecidas no novo Ordo Exsequiarum Romani Pontificis, atualizado pelo próprio Papa em 2024 com o objetivo de simplificar as cerimônias papais.

Segundo interlocutores do Planalto, a comitiva brasileira deve ser oficialmente definida nesta terça-feira (22).

Lula presta homenagem: “Uma voz de respeito e acolhimento ao próximo”

Em nota oficial, o presidente Lula lamentou a morte do pontífice e decretou luto oficial de sete dias no Brasil em homenagem ao primeiro Papa latino-americano e jesuíta da história.

“O Papa Francisco viveu e propagou em seu dia a dia o amor, a tolerância e a solidariedade que são a base dos ensinamentos cristãos”, escreveu o presidente.

Lula destacou ainda a “simplicidade, coragem e empatia” de Francisco como características centrais de seu pontificado. Em suas redes sociais e no comunicado do governo, o presidente relembrou os encontros com o Papa, em que ele e Janja foram recebidos “com muito carinho”.

Funeral fora do Vaticano

O Papa Francisco será sepultado fora dos muros do Vaticano, na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, local de sua devoção pessoal e um dos principais santuários marianos da capital italiana. Ele havia expressado esse desejo desde 2023, rompendo uma tradição de mais de um século que previa o sepultamento dos pontífices na Basílica de São Pedro.

Além disso, o pontífice determinou que fosse enterrado em um caixão simples de madeira, abandonando o uso de três caixões interligados (de cipreste, chumbo e carvalho), prática tradicional da Igreja.

Francisco e Lula: afinidades e encontros

Lula e Papa Francisco se encontraram por diversas vezes, tanto em visitas privadas como em eventos públicos. Os dois partilhavam afinidades em temas sociais, como o combate à pobreza, a defesa do meio ambiente e a promoção da paz. Durante seu terceiro mandato, Lula reforçou o diálogo diplomático com o Vaticano, inclusive em meio a discussões sobre a guerra na Ucrânia.

Compartilhe nas redes sociais

Bruno Rigacci

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site! ACEPTAR
Aviso de cookies