No Dia da Mentira, Bolsonaro ironiza e “parabeniza” Lula e Moraes
Nesta terça-feira, 1º de abril de 2025, Dia da Mentira, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) utilizou suas redes sociais para fazer publicamente uma declaração sarcástica direcionada ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Críticas ao STF e ao Governo
Em tom irônico, Bolsonaro escreveu:
“Parabéns a Alexandre de Moraes e a seus aliados: pelo inquérito do ‘golpe’, pela história das vacinas, pela narrativa das joias, pela baleia, pela ‘defesa da democracia’ com censura, atropelos processuais, autoritarismo, prisões políticas.”
O ex-presidente também fez críticas às promessas de campanha de Lula:
“E parabéns também ao Lula, pela picanha que nunca chegou e ainda ficou mais inacessível. – O dia de hoje é todo de vocês. Aproveitem! Um forte abraço!”
Repercussão nas Redes Sociais
A declaração de Bolsonaro rapidamente viralizou, impulsionando a hashtag #LulaDay para a segunda posição entre os tópicos mais discutidos no X (antigo Twitter). Muitos internautas aproveitaram a data para reforçar críticas ao governo petista e à atuação do STF.
O senador Rogério Marinho (PL-RN) também entrou na discussão, compartilhando um vídeo com declarações antigas de Lula, incluindo a famosa frase: “Não tem nesse país uma viva alma mais honesta”.
“1º de abril é o único dia em que Lula não precisa se esforçar: já virou símbolo oficial do governo”, ironizou o senador.
Com o acirramento das discussões entre opositores e governistas, a postagem de Bolsonaro adicionou mais um capítulo à polarização política do país.