CGU pode investigar consumo de ovos de ema e jabuti por Lula

O deputado federal Evair Vieira de Melo (PP-ES) acionou a Controladoria-Geral da União (CGU) e o Ministério do Meio Ambiente para investigar a legalidade do consumo de ovos de ema e jabuti pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A polêmica surgiu após o petista revelar, durante uma cerimônia de entrega de área da União ao governo do Amapá, que inclui ovos de ema em sua dieta e que pretende experimentar ovos de jabuti.

Na ocasião, Lula compartilhou com o público detalhes sobre o consumo de ovos de ema. “Eu estou comendo agora sabe o que? Ovo de ema. Um ovo de ema é deste tamanho, um ovo de ema equivale a 12 ovos de galinha. Eu fui pesquisar se eu podia comer, e eu posso comer. Porque eu tenho 70 emas no Palácio da Alvorada, 70 emas. Elas botam ovo do tamanho da cabeça de vocês”, disse o presidente.

Em seguida, o presidente falou sobre a criação de jabutis no Palácio da Alvorada, mencionando que inicialmente havia cinco machos e duas fêmeas, mas, ao perceber o “sofrimento” das fêmeas, resolveu aumentar o número de fêmeas para “dar mais felicidade aos jabutis”. Lula afirmou ainda que pretende consumir ovos de jabuti, ressaltando que “tudo o que é ovo é igual”.

Nos requerimentos enviados à CGU e ao Ministério do Meio Ambiente, Evair Vieira de Melo questiona a legalidade do consumo desses ovos, pois tanto as emas quanto os jabutis são espécies protegidas por legislação ambiental. O deputado solicita que seja apurada a fiscalização sobre a criação desses animais no Palácio da Alvorada e a legalidade do consumo de seus ovos, uma vez que a Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98) proíbe a comercialização e o consumo de ovos de animais silvestres sem permissão legal. O artigo 29 da lei prevê penas e multas para quem infringir essa norma.

“O fato de esses animais habitarem o Palácio da Alvorada desde 1960 não os exclui das normas ambientais vigentes”, argumentou o deputado, destacando a importância de uma apuração rigorosa sobre o caso.

A Controladoria-Geral da União e o Ministério do Meio Ambiente foram contatados pelo Estadão para comentar a situação, mas até o fechamento desta matéria, não havia resposta oficial sobre as solicitações de investigação.

Lula, que costuma passar os finais de semana na Granja do Torto, uma residência oficial em Brasília, é frequentemente visto publicando fotos com os animais que cria no local, incluindo jabutis e emas. A criação desses animais no Palácio da Alvorada, somada ao consumo de seus ovos, agora se torna alvo de questionamentos sobre a conformidade com as leis ambientais.

Compartilhe nas redes sociais

Bruno Rigacci

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site! ACEPTAR
Aviso de cookies