Fortes chuvas e deslizamentos de terra deixam 11 mortos durante a madrugada

Ipatinga, cidade localizada na região leste de Minas Gerais, enfrenta uma tragédia provocada por deslizamentos de terra e fortes chuvas que atingiram a cidade nas últimas horas. Até o momento, a prefeitura local confirmou a morte de pelo menos 11 pessoas e informou que diversas outras estão desaparecidas. O número de vítimas pode aumentar à medida que os trabalhos de resgate e buscas continuam.

Os bombeiros, que estão realizando um intenso trabalho de resgate, receberam chamados de emergência para realizar vistorias em diversas áreas afetadas por quedas de barreiras e instabilidade no solo. A cidade registrou 80 milímetros de chuva em apenas uma hora, o que causou o transbordamento de córregos, alagamentos e deslizamentos de terra em diversos pontos da região.

Além das vítimas fatais, a tragédia deixou muitos moradores desabrigados e desalojados. O município decretou Estado de Calamidade Pública por 180 dias, o que permitirá ações rápidas de socorro e recuperação. Em resposta à crise, a prefeitura preparou o estádio Ipatingão para abrigar as pessoas atingidas pela catástrofe. No entanto, até o momento, não há um levantamento oficial do número de desabrigados e desalojados.

O prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes (PL), se pronunciou sobre a situação, relatando o impacto do evento climático:

“É um volume muito grande de água em curto espaço de tempo. Barrancos cederam, avenidas foram obstruídas, muita lama se espalhou e casas ficaram inundadas. A UPA também inundou, e estamos com equipes atuando para dar o máximo de apoio à população afetada”, disse o prefeito.

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), afirmou que o Estado está acompanhando de perto a emergência meteorológica e colocou todos os recursos estaduais à disposição para as operações de socorro. Em sua fala, Zema reforçou a importância de a população procurar lugares seguros durante este período de chuvas intensas:

“O trabalho de resgate continua, conduzido pelo Corpo de Bombeiros. O Estado está totalmente à disposição. Nesse período de chuvas, procure lugares seguros”, afirmou o governador.

Equipes de resgate, apoio psicológico e assistência social já estão em campo, ajudando as vítimas e realizando o levantamento de danos. As autoridades locais pedem à população que evite sair de casa e que sigam as orientações de segurança fornecidas pelo Corpo de Bombeiros e Defesa Civil.

Compartilhe nas redes sociais

Bruno Rigacci

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site! ACEPTAR
Aviso de cookies