URGENTE: Primeiro-ministro renuncia

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, anunciou sua renúncia ao cargo de premiê e líder do Partido Liberal em uma coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (6). Depois de mais de nove anos no poder, Trudeau explicou que ficará como líder do partido e premiê até que os liberais escolham um novo líder por meio de um processo competitivo e rigoroso, em nível nacional. Além disso, ele dissolveu o Parlamento, que permanecerá em sua configuração atual até 24 de março.

Durante a coletiva, Trudeau afirmou que, embora se considere um “lutador”, chegou à conclusão de que não é a melhor opção para as próximas eleições, marcadas para outubro. Ele declarou que os canadenses merecem um candidato “de verdade” para o cargo, e, após refletir sobre as batalhas internas, reconheceu que não será ele quem carregará essa responsabilidade nas eleições vindouras.

A pressão sobre Trudeau para deixar o cargo aumentou após ele tentar destituir a ministra das Finanças, Chrystia Freeland, quando ela rejeitou propostas de aumento nos gastos do governo. A ministra acabou renunciando ao cargo, mas escreveu uma carta na qual acusou Trudeau de recorrer a “truques políticos” para enfraquecer sua posição.

Esse movimento marca um momento significativo na política canadense, com a saída de Trudeau, uma figura central nas últimas décadas, deixando um vácuo de liderança no Partido Liberal e no governo canadense.

Compartilhe nas redes sociais

Bruno Rigacci

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site! ACEPTAR
Aviso de cookies