STF vai julgar se Bolsonaro poderá comparecer à posse de Trump nos EUA
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) enfrentará obstáculos legais caso deseje participar da posse de Donald Trump, marcada para janeiro. Atualmente, seu passaporte está retido por decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), o que o impede de viajar para o exterior sem a devida permissão.
A retenção do passaporte de Bolsonaro foi confirmada pela Primeira Turma do STF em outubro e está vinculada a investigações em andamento, incluindo uma apuração sobre uma suposta tentativa de golpe de Estado e o polêmico caso das joias de alto valor recebidas pelo ex-presidente. A medida também proíbe Bolsonaro de manter contato com outros investigados, limitando suas ações.
Na decisão, Moraes justificou a retenção com o argumento de que as investigações conduzidas pela Polícia Federal ainda não foram concluídas, o que levou o ministro a rejeitar pedidos anteriores de Bolsonaro para que pudesse viajar. Com isso, a possibilidade de o ex-presidente participar da cerimônia de posse de Trump dependerá de uma eventual reversão dessa decisão por parte do STF.
Portanto, enquanto a restrição do passaporte estiver em vigor, a ida de Bolsonaro a eventos internacionais, como a posse de Trump, dependerá de uma nova decisão judicial, o que torna sua presença no evento incerta no momento.
Compartilhe nas redes sociais