Chanceler argentina tem voto “absurdo” na ONU e é imediatamente demitida por Milei

O presidente argentino Javier Milei demitiu a ministra das Relações Exteriores, Diana Mondino, após a diplomata apoiar uma resolução na ONU contra o embargo econômico imposto pelos Estados Unidos a Cuba. Esse ato de Mondino contrariou a posição alinhada com a política de Milei, que defende relações mais próximas com os EUA e uma postura crítica a regimes autoritários.

Em um comunicado oficial, o gabinete presidencial destacou que a política externa argentina na nova gestão deve refletir “valores de liberdade, soberania e direitos individuais”, afirmando a posição do país contra a “ditadura cubana” e outros regimes que violam direitos humanos. Para o governo Milei, o apoio à resolução da ONU contraria esses princípios.

Gerardo Werthein, embaixador argentino nos EUA, foi nomeado como novo ministro das Relações Exteriores, assumindo o compromisso de alinhar as decisões diplomáticas com a política externa definida pela administração Milei, que busca reforçar os laços com democracias ocidentais e distanciar-se de regimes considerados antidemocráticos.

Compartilhe nas redes sociais

Bruno Rigacci

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site! ACEPTAR
Aviso de cookies