A maior e mais dolorida derrota do PT entre as capitais nordestinas

A eleição para a prefeitura de Teresina, capital do Piauí, trouxe um resultado inesperado e traumático para o Partido dos Trabalhadores (PT). A expectativa do partido era conquistar a vitória já no primeiro turno, mas a realidade das urnas revelou um cenário bem diferente. Sílvio Mendes, candidato do União Brasil, foi eleito com 52% dos votos, derrotando Fábio Leite, candidato do PT, que obteve 43%.

A derrota de Fábio Leite é particularmente dolorosa para o PT, que havia apostado fortemente na candidatura, contando com o apoio do presidente Lula e do ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, ex-governador do Piauí. Mesmo com esse respaldo, Leite não conseguiu reverter a tendência de queda nas intenções de voto nos dias que antecederam a eleição.

O resultado contrariou as expectativas dos principais institutos de pesquisa, que projetavam uma disputa mais acirrada, com possibilidade de vitória do PT. A derrota marca um revés importante para o partido, que esperava retomar o comando de uma capital brasileira, algo que não ocorre desde 2020. O atual prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (PRD), ficou apenas em terceiro lugar com 2% dos votos, não tendo grande impacto na disputa.

Para o PT, o resultado em Teresina reflete não apenas uma perda local, mas também uma falha estratégica em um dos redutos eleitorais onde o partido historicamente teve força.

Compartilhe nas redes sociais

Bruno Rigacci

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site! ACEPTAR
Aviso de cookies