STF nega recursos e mantém o bloqueio de perfil de Monark no X

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta sexta-feira (27), manter o bloqueio do perfil do influenciador Bruno Aiub, conhecido como Monark, na rede social X. A maioria dos ministros acompanhou o voto do relator, Alexandre de Moraes, que já havia determinado a suspensão em junho de 2023 devido ao descumprimento de ordens judiciais que proibiam Monark de manter perfis nas redes sociais.

Durante a sessão, Moraes ressaltou que Monark demonstrou desrespeito à Justiça ao ignorar decisões anteriores e continuar atacando o STF e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), questionando, sem apresentar evidências, a legitimidade das eleições de 2022.

Moraes argumentou que é urgente interromper a disseminação de discursos de ódio e ações que possam ameaçar a ordem democrática. Ele destacou que o direito à liberdade de expressão não é absoluto e deve ser exercido com responsabilidade.

Os ministros Cristiano Zanin e Flávio Dino concordaram com Moraes, mas não emitiram comentários adicionais. A defesa de Monark tentou afastar Dino do caso, alegando suspeição devido a um processo de calúnia movido por ele contra o influenciador, que o havia chamado de “gordola” em uma transmissão ao vivo. No entanto, o pedido não foi aceito.

Compartilhe nas redes sociais

Bruno Rigacci

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site! ACEPTAR
Aviso de cookies