Em 2023, Soros enviou mais de R$ 150 milhões a ONGs no Brasil

Em 2023, a Open Society Foundations, fundada pelo bilionário George Soros, registrou um recorde nos repasses para ONGs que atuam no Brasil, segundo um levantamento publicado pela Gazeta do Povo na quarta-feira (28). O montante destinado às organizações brasileiras atingiu pelo menos 31,3 milhões de dólares, equivalendo a cerca de 151,4 milhões de reais com base na cotação do final do ano passado.

Este valor representa um aumento de mais de 50% em comparação com 2022, quando foram repassados 20,7 milhões de dólares (aproximadamente 100 milhões de reais). No total, 95 organizações no Brasil receberam financiamento para seus projetos em 2023. Contudo, o montante pode ser ainda maior, pois alguns projetos classificados como “globais” pela Open Society não especificam o destino dos recursos.

Entre as entidades que mais receberam verbas está o Instituto Incube, que foi o maior beneficiado, com 3,1 milhões de dólares em quatro repasses. A entidade, no entanto, tem uma presença mínima na internet, com poucas informações disponíveis. A Open Society justificou os repasses mencionando objetivos como “apoiar um fundo de resposta rápida no Brasil para promover os valores da sociedade aberta” e financiar a “Rede Sulamericana para as Migrações Ambientais”.

O Instituto Clima e Sociedade (iCS) foi a segunda ONG mais beneficiada, recebendo 1,7 milhão de dólares. Este financiamento foi justificado como “apoio geral”, uma terminologia frequentemente utilizada para cobrir despesas operacionais como pessoal e material.

Outra entidade notável que recebeu financiamento foi o Sleeping Giants Brasil, uma iniciativa conhecida por pressionar empresas a não patrocinarem veículos de imprensa críticos às pautas progressistas. A plataforma recebeu cerca de 700 mil dólares (3,3 milhões de reais) em 2023.

O levantamento da Gazeta do Povo destacou que as ONGs beneficiadas pela Open Society incluem aquelas que promovem temas como aborto, legalização das drogas e questões raciais. Entre 2016 e 2023, os repasses da Open Society para entidades no Brasil somaram aproximadamente 605 milhões de reais, sem considerar a correção monetária.

Compartilhe nas redes sociais

Bruno Rigacci

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site! ACEPTAR
Aviso de cookies