Poluição do rio Sena causa quinto cancelamento nas Olimpíadas
O treino de reconhecimento das águas abertas (maratona aquática) dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 foi cancelado nesta terça-feira (6) devido a preocupações com a qualidade da água do Rio Sena. A decisão foi tomada pela World Aquatics, entidade responsável pelos esportes aquáticos. O Brasil, atual campeão olímpico na categoria feminina com Ana Marcela Cunha, está entre os países afetados.
Este cancelamento ocorre um dia após a prova do triatlo misto, embora os trechos do rio utilizados sejam diferentes. Na prova de segunda-feira (5), a extensão da parte de nado era menor que os 10 km das águas abertas. Dados da União Internacional de Triatlo indicavam que os níveis da bactéria E. coli estavam dentro do aceitável.
Desde o início da Olimpíada de Paris, este é o quinto cancelamento de atividades no Rio Sena devido à qualidade da água. A natação no Sena foi proibida há mais de um século por causa da má qualidade da água, e os organizadores investiram 1,4 bilhão de euros (R$ 8,6 bilhões) para preparar o rio antes dos Jogos Olímpicos.
As provas das águas abertas estão programadas para esta quarta-feira (feminina) e quinta-feira (masculina), com os representantes brasileiros Ana Marcela Cunha, Viviane Jungblut e Guilherme Costa.